A Medicina Chinesa e o Qi Gong desfrutam de uma longa história de relacionamento, influenciando-se mutuamente em sua abordagem à saúde e à longevidade. A cabaça é o símbolo da medicina chinesa, e o caldeirão é o símbolo das artes taoístas de saúde e longevidade.
Sua introdução à Cabaça e ao Caldeirão começa com o Qi Gong dos Cinco
Animais de Hua Tuo, um dos sistemas mais conhecidos de práticas de saúde. Hua Tu foi o fundador da medicina chinesa, e suas formas de Qi Gong de animais são projetadas para melhorar a saúde física e energética. Neste Qi Gong, o tigre treina a força do tendão, o urso treina a força dos ossos, o cervo se concentra em preservar a energia generativa, o macaco treina a agilidade e o pássaro envia energia da base da coluna para a cabeça.
À medida que você continua a explorar a Cabaça e o Caldeirão, você entrará no mundo do Guia dos Imortais para Auto Massagem e Regulação da Respiração e a Calistenia da Fênix Vermelha. Aqui, você aprenderá como usar técnicas de regulação da respiração para trabalhar em necessidades específicas de saúde, como melhorar a mobilidade do joelho e do quadril, introduzir flexibilidade em tendões e ligamentos, alinhar a coluna, estimular o crescimento da medula óssea, e fortalecimento do qi armazenado nos órgãos internos.
O destaque do Qi Gong 3 é uma prática noturna que é projetada para fortalecer os ossos e aumentar a densidade da medula óssea. Minimizar o risco de fratura e quebra óssea é uma parte importante da medicina preventiva.
Nossa exploração do mundo da Cabaça e do Caldeirão termina com a aprendizagem de como deixar o qi que é circulado mergulhar profundamente dentro do corpo. Depois de termos movido o qi através do corpo, descansamos na quietude relaxada de mais quatro posturas de Qi Gong em pé, permitindo que o que praticamos tenha benefícios duradouros.